Motores de Passo, Drivers e Controladores

Motores de Passo (Somente Motor)

Stepper Motors

O Motor Oriental oferece motores de passo em quatro ângulos básicos (1,8 °, 0,9 °, 0,72 ° e 0,36 °) e ampla gama de tamanhos de quadro de 90 mm (0,79 pol.) A 3,54 pol. (90 mm). São oferecidas cinco soluções de motor de passo com redutor, opções de encoder e freio e vários tipos de bobina de motor.

  • Quadros nos tamanhos 0.79 in. ~ 3.54 in. (20 mm~ 90 mm) NEMA 8 ~ NEMA 34
  • Redutores sem folga, pequena folga e paralelo
  • Circuito Fechado, 2 Fases e Motor de Passo de 5 fases
  • Encoder e Freio eletromagnéticos

Drivers de Motor de Passo

Stepper Motor Drivers

Os drivers do motor de passo convertem os sinais de pulso do controlador em movimento do motor para conseguir um posicionamento preciso.

  • Entrada CA ou CC
  • Circuito Fechado, 2 Fases ou r5 Fases
  • Entrada de pulso e controlador embutido
  • Placa ou box

Controlador / Gateways de rede

Controllers / Network Gateways

Controlador e Gateways de rede para uso com sistemas de controle de movimento.

  • Controlador para uso com Drivers de Entrada de Pulso
  • Conversor/Gateways de rede (comunicação RS-485)
    • EtherCat
    • CC-Link
    • MECHATROLINK

EtherCatCC-LinkMECHATROLINK


 


Motores de Passo e Drivers

Um motor de passo é usado para conseguir um posicionamento preciso através de controle digital. O motor funciona sincronizando com precisão com a saída do sinal de pulso do controlador para o driver. Os motores de passo, com a capacidade de produzir alto torque a baixa velocidade, minimizando a vibração, são ideais para aplicações que requerem um posicionamento rápido em uma curta distância.

Os motores de passo permitem um posicionamento preciso com facilidade. Eles são usados em vários tipos de equipamentos para um ângulo de rotação preciso e controle de velocidade usando sinais de pulso. Os motores de passo geram alto torque com um corpo compacto, e são ideais para aceleração rápida e resposta. Os motores de passo também mantêm sua posição na parada, devido ao seu design mecânico. As soluções do motor de passo consistem em um driver (leva sinais de pulso e converte-os para o movimento do motor) e um motor de passo. A Oriental Motor oferece muitas soluções para uma ampla variedade de aplicações.

Posicionamento preciso em etapas finas

Fine Steps with Stepper Motors

Um motor de passo gira com um ângulo fixo, assim como o ponteiro de um relógio. Esse ângulo é chamado de "ângulo de passo básico". A Motor Oriental oferece motores de passo com um ângulo básico de 0,36 °, 0,72 °, 0,9 ° e 1,8 °.


Controle fácil com sinais de pulso

Uma configuração do sistema para posicionamento de alta precisão é mostrada abaixo. O ângulo de rotação e velocidade do motor de passo pode ser controlado com precisão precisa usando sinais de pulso do controlador.

Stepper Motor System

O que é um sinal de pulso?

Um sinal de pulso é um sinal elétrico cujo nível de tensão muda repetidamente entre ON e OFF. Cada ciclo ON / OFF é contado como um pulso. Um comando com um pulso faz com que o eixo de saída do motor gire em um passo. Os níveis de sinal correspondentes às condições ON e OFF de tensão são referidos como "H" e "L", respectivamente.

Pulse Signals

A quantidade de voltas é proporcional ao número de pulsos

A quantidade de voltas que o motor de passo da é proporcional ao número de sinais de pulso (número de pulso) dado ao driver. A relação da rotação do motor de passo (ângulo de rotação do eixo de saída do motor) e o número do pulso é expresso da seguinte forma:

Stepper Motor Rotation

A velocidade é proporcional à velocidade do pulso

A velocidade do motor de passo é proporcional à velocidade dos sinais de pulso (freqüência de pulso) dada ao driver. A relação da velocidade do pulso [Hz] e a velocidade do motor [rpm] é expressa da seguinte forma:

Stepper Motor Speed

Gerando torque elevado com um corpo compacto

Os motores de passo geram alto torque com um corpo compacto. Essas características dão-lhes uma excelente aceleração e resposta, o que, por sua vez, torna esses motores adequados para aplicações que exigem torque, onde o motor deve começar e parar freqüentemente. Para atender a necessidade de maior torque a baixa velocidade, o Oriental Motor também possui motores dentados que combinam design compacto e alto torque.

Stepper Motor Torque

O motor se detém em um posicionamento parado

Os motores de passo continuam a gerar o torque de parada mesmo sem movimento. Isso significa que o motor pode ser mantido em posição parada sem usar um freio mecânico.

Uma vez que a alimentação é cortada, o torque de parada do motor é perdido e o motor não pode mais ser mantido na posição parada em operações verticais ou quando uma força externa é aplicada. Em aplicações elevadas e similares, use um freio eletromagnético.

Stepper Motor Holding Torque at Standstill

Circuito Fechado Motor de Passo e Pacote de Driver - AlphaStep

O AlphaStep consiste em produtos de pacotes concebidos para desenhar as características máximas de um motor passo a passo. Esses pacotes normalmente operam de forma síncrona com comandos de pulso, mas quando ocorre uma mudança súbita de aceleração ou carregamento, um modo de controle exclusivo mantém operação de posicionamento. Os modelos AlphaStep também podem produzir sinais de alarme de conclusão de posicionamento, o que aumenta a confiabilidade do equipamento que eles operam.

AlphaStep Stepper Motors

Tipos de Operação Sistemas

Cada pacote de driver e motor de passo combina um motor de passo selecionado de vários tipos, com um driver dedicado. Drivers que operam no modo de entrada de pulso e no modo de controle interno estão disponíveis. Você pode selecionar uma combinação desejada de acordo com o sistema de operação requisitado.

Pacote de Driver com Entrada de Pulso

O motor pode ser controlado usando um gerador de pulso fornecido pelo usuário. Os dados de operação são previamente introduzidos no gerador de impulsos. O usuário então seleciona os dados de operação no controlador programável hospedeiro, então insere o comando de operação.

Pulse Input Stepper Motor Systems

Pacote de Driver com Controlador Embutido

A função de geração de pulsos incorporada permite que o motor seja conduzido através de um computador pessoal diretamente ligado ou controlador programável. Como não é necessário um gerador de pulso separado, os drivers deste tipo economizam espaço e simplificam o cabeamento.

Built-in Controller Stepper Motor System

Diferença entre a entrada CA e as características de entrada CC

Um motor de passo é conduzido por uma tensão CC aplicada através de um driver. Nos sistemas de motor entrada de 24 VCC da Oriental Motor, aplica-se 24VCC ao motor. Nos sistemas de driver de motor VCA 100-115, a entrada é convertida para CC e, então, aproximadamente 140 VCC é aplicado ao motor (certos produtos são exceções).

Esta diferença de tensão aplicada aos motores aparece como uma diferença nas características de torque a altas velocidades. Isto deve-se ao fato de que quanto maior for a tensão aplicada, maior será a elevação da corrente através dos enrolamentos do motor, facilitando a aplicação da corrente nominal em velocidades mais elevadas. Assim, o motor de entrada de CA e o sistema de driver têm características de torque superiores em uma ampla faixa de velocidade, de baixas a altas velocidades, oferecendo uma grande relação de velocidade.

Recomenda-se que os sistemas de controle do motor de entrada de CA, que sejam compatíveis em uma ampla gama de condições operacionais do que os sistemas de entrada CC, sejam considerados para sua aplicação.

AC vs. DC Stepper Motor Torque

Videos

 

©2017 - Oriental Motor do Brasil Ltda. - Todos os direitos reservados